13 fevereiro, 2012

Diretor do SINDISERJ e militante do MSPL é eleito para a nova direção da federação nacional

O diretor do SINDISERJ e militante do Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL), Ednaldo Martins, é agora Secretário de Políticas Sindicais da FENAJUD. O dirigente sergipano compõe a nova diretoria da federação, eleita no último sábado (11) durante as atividades do VIII Congresso Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados (Conseju), em Brasília.

A presença na Diretoria da FENAJUD representa um novo momento no sindicalismo do Judiciário sergipano, visto que a chapa eleita pretende construir uma federação forte e representativa.

“Esta eleição simboliza um sentimento de unidade de todos os sindicatos de servidores do judiciário nos estados em busca de construir um novo momento e uma nova história na luta dos servidores, que será marcada pela transparência nas ações da federação, com a democracia interna, com participação efetiva de todos os sindicatos nela representados, na defesa dos nossos direitos dos trabalhadores no âmbito nacional, ultrapassando as fronteiras que limitam os estados”, destacou Ednaldo Martins.

Mais de 200 representantes de sindicatos de servidores do Judiciário nos estados estiveram presentes no Conseju. Além de eleger a nova diretoria, os representantes também apreciaram a conta da federação. O SINDISERJ esteve presente no Conseju com nove representantes, eleitos democraticamente pela categoria em reunião realizada no auditório do sindicato no dia 14 de outubro.

Confira a relação dos novos integrantes da diretoria da FENAJUD:
  • Presidente: Valter Assis Macedo (RS)
  • Vice-Presidente: Luiz Fernando Pereira Souza (MG)
  • Secretaria Geral: Volnei Rosalen (SC)
  • 2ª Secretária: Elizabete Oliveira Rangel Silva (BA)
  • Secretaria de Finanças: Maria José Santos da Silva (BA)
  • 2ª Secretaria de Finanças: Aníbal da Silva Lins (MA)
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos: Wagner de Jesus Ferreira (MG)
  • Secretaria de Imprensa E Divulgação: Bernardino de Sena Fonseca (RN)
  • Secretaria de Formação Sindical: Dionízio Gomes Avalhaes (MS)
  • Secretaria de Política Sindical: Ednaldo Martins Silva Oliveira (SE)
  • Coordenação Regional Sul: Ednor Emídio da Costa Lima Gonzaga Júnior (AL)
  • Coordenação Regional Centro-Oeste: Israel dos Santos Borges (RO)
  • Coordenação Regional Sudeste: Carlos Tadeu Teixeira Duarte (ES)
  • Coordenação Regional Nordeste: João Ramalho Alves da Silva (PB)
  • Coordenação Regional Norte: Ladilson Costa Moita (AP)


Qual a importância de uma federação forte para os trabalhadores?
  
As federações são instâncias de representação dos trabalhadores em nível nacional. Cada categoria de trabalhador, além dos sindicatos (municipais ou estaduais), também tem uma federação que defende os seus interesses e reivindicações coletivas.

Uma das atribuições das federações é fortalecer os sindicatos filiados, respeitando sua autonomia e modelos de organização, bem como desenvolvendo atividades e iniciativas que contribuam para a resolução dos problemas enfrentados pelos trabalhadores em todo o país.

No caso dos trabalhadores do Judiciário, a necessidade de possuir uma federação combativa e atuante é ainda mais expressiva, pois grande parte das demandas da categoria não depende apenas dos tribunais de justiça nos estados, eis que a legalidade de vários procedimentos administrativos e financeiros dos tribunais são definidos em órgãos que estão na esfera nacional, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Portanto, a FENAJUD é a federação que representa os servidores de Judiciários estaduais em todo o país e sai do VIII Conseju com uma nova diretoria eleita com o compromisso de fortalecê-la, o que ocasionará benefícios para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário em todas as partes do país.



08 fevereiro, 2012

Auxílio-moradia para juízes é debatido na imprensa sergipana

Na última semana, o SINDISERJ tomou conhecimento da regulamentação do auxílio-moradia para os juízes do TJSE, no valor de 10% do subsídio recebido pelos magistrados.
De imediato, o sindicato, dirigido pelo MSPL, se manifestou publicamente e conseguiu pautar a imprensa local sobre a necessidade da sociedade sergipana debater os critérios, até agora não esclarecidos, para a concessão do auxílio.
Ontem o noticiário “SE TV 2ª Edição” e hoje o “Bom Dia Sergipe” veicularam matéria sobre o assunto, que pode ser vista, na íntegra, acessando o Canal do SINDISERJ, no Youtube.
Além disso, o caso foi divulgado através do Jornal do DIA, edição do dia 4 de fevereiro e em diversos portais de notícia na Internet.