Qualquer um dos nossos Boletins Informativos pode ser solicitado através do seguinte e-mail:
Boletim nº 52 - Dezembro, 2010
Na reta final para as eleições sindicais, o MSPL refrescou a memória dos trabalhadores, trazendo neste boletim a lembrança do fato do candidato da chapa adversária ter sido indicado pelo patrão para compor a mesa de negociação que resultou no último plano de carreira.
Neste boletim, o MSPL trouxe os pontos de vista de alguns candidatos da chapa Sindicato é Pra Lutar sobre os cargos que pretendiam ocupar e as suas propostas para potencializar as lutas dos servidores do TJSE.
Boletim nº 51 - Novembro, 2010
Através deste boletim o MSPL divulgou para toda a categoria os nomes dos 17 componentes da chapa inscrita para as eleições do Sindiserj, marcadas para o dia 15 de dezembro.
Boletim nº 50 - Novembro, 2010
Depois de cinco anos de formação, o MSPL completou 50 boletins informativos publicados, escrevendo e organizando as lutas que transformaram o sindicalismo no TJSE, e, neste boletim, trouxe a imagem de todos os boletins publicados, desde o nº 1 até a edição nº 49.
O MSPL divulgou também a abertura do processo eleitoral para as eleições do Sindiserj e anunciou a candidatura do movimento.
Boletim nº 49 - Outubro, 2010
Em outubro de 2010, o MSPL fez no seu boletim um contraponto à inexplicável celeridade empregada pelo TJ à concessão de um pedido de indenização dos magistrados, o "PAE", que da data da distribuição até a decisão definitiva durou apenas 05 meses, e os processos judiciais relativos a direitos dos trabalhadores desrespeitados pelo TJ, que já tramitam pelas vias procrastinatórias do Judiciário há mais de 16 anos.
Também foi realizada uma abordagem crítica ao texto da nova instrução normativa do TJ que regulamenta o uso da internet, mas não estabelece ferramentas para individualização das máquinas, que podem ser acessadas por qualquer pessoa.
Boletim nº 48 - Agosto, 2010
A fim de avaliar as mobilizações ocorridas no último período e as perspectivas para a luta dos servidores no TJSE, o MSPL organizou um Seminário na CUT, que foi divulgado através deste boletim, e divulgou também a convocação dos servidores para fazer um ato público contra o achatamento da carreira feito pelo TJ.
Boletim nº 47 - Agosto, 2010
Neste boletim o MSPL retratou todos os passos percorridos pelos servidores durante o último processo de negociação, desde a deflagração da greve até o fim das negociações, que terminaram mal resolvidas.
Trouxe também os principais direitos dos servidores afetados com o novo plano de carreira feito unilateralmente pelo TJ.
Boletim nº 46 - Julho, 2010
Com o fim das negociações, enquanto aguardava um posicionamento do TJ sobre qual tabela salarial seria aprovada, o MSPL propôs que os créditos provenientes da arrecadação da contribuição sindical fossem empregados no fundo de greve (criado a partir de proposta do MSPL na Assembléia Geral) para que, com isso, possibilitasse o ressarcimento dos descontos financeiros que os servidores tiveram por conta da participação na greve.
Neste boletim o MSPL também registrou a procrastinação da Presidência do TJSE para resolver a questão do reajuste salarial.
Boletim nº 45 - Junho, 2010
Através deste boletim, o MSPL divulgou para o conjunto dos servidores o resultado das discussões na mesa de negociação. Os trabalhos na mesa foram encerrados com alguns pactos firmados, dentre eles o de que não seria atribuída a nomenclatura "plano da carreira" ao projeto de lei que viesse a ser aprovado no Pleno.
Na parte remuneratória, a mesa de negociação encerrou com duas tabelas pendentes para ser apreciada pelos desembargadores, sendo uma indicada pelos representantes do TJ, que não garantia aumento real para todos os servidores, e outra apresentada pelos servidores, que assegurava reajuste para todos os servidores efetivos do TJ.
Boletim nº 44 - Junho, 2010
Este boletim foi publicado exclusivamente com o objetivo de convocar os servidores, em caráter de urgência, para participarem dos debates sobre a negociação na Assembléia Geral marcada para o dia 09/06.
Boletim nº 43 - Junho, 2010
Durante as negociações entre trabalhadores e TJ, o MSPL trouxe com este boletim a fotografia, em forma de gráfico, do achatamento da carreira dos servidores que o TJSE estava propondo na mesa. O boletim provocou repercussão e intensos debates na categoria e levou a maioria dos trabalhadores a rejeitarem, em Assembléia Geral, a proposta feita pelo TJ.
Boletim nº 42 - Junho, 2010
Após a suspensão da greve, o MSPL publicou este boletim para denunciar o descumprimento da palavra dada pelo TJ de que formaria uma comissão de negociação "paritária", com integrantes que seriam indicados pela Administração e pelos trabalhadores, pois, com o início das negociações, o TJ não cumpriu a promessa e só permitiu que na mesa de negociação, os trabalhadores só tivessem direito a indicar dois votantes, contra cinco que foram indicados pelo TJ, dentre eles, alguns, ocupantes de cargos em comissão, que, evidentemente, seriam incapazes de defender interesses da classe trabalhadora.
Curiosamente, o militante do MSPL e vice-presidente da CUT, Cristiano Cabral, teve o direito de voto - delegado pelos trabalhadores em Assembléia Geral - retirado, na mesa, pelo TJ.
Boletim nº 41 - Maio, 2010
Este boletim cumpriu o papel de informar a suspensão da greve pela categoria para negociar os dias parados e início imediato das negociações salariais.
Neste boletim, o MSPL denunciou publicamente o "PAE" dos magistrados, que tratava de uma indenização milionária que seria paga aos juízes do TJSE e que, a partir da denúncia dos militantes do MSPL, tomou repercussão em alguns setores da mídia estadual.
Boletim nº 40 - Maio, 2010
Em plena greve, com este boletim, o MSPL traçou um conjunto de ações a serem praticadas por toda a categoria para viabilizar uma solução com o intuito de "destravar" o diálogo que estava bloqueado entre o TJ e o sindicato. Dentre as ações idealizadas pelo MSPL estava a reealização do ato público pela Democratização do Judiciário, o que veio a ser realizado no dia 17/05, através de uma passeata que tomou as avenidas do centro de Aracaju e chamou a atenção da imprensa.
Boletim nº 39 - Maio, 2010
Depois de três dias de greve, o MSPL publicou este boletim informando a ascendência do movimento paredista com a adesão de mais servidores.
O MSPL também fez uma análise do principal ponto da pauta da categoria, plano de cargos de salários, explicando no que consiste e relatando toda a trajetória de procrastinação do TJ para atender esta antiga reivindicação.
Boletim nº 38 - Maio, 2010
No primeiro dia da greve, em 10 de maio, o MSPL publicou este boletim informativo, registrando a adesão maciça dos servidores da capital do Estado e das maiores cidades do interior à greve, destacando o Fórum Gumersindo Bessa, onde 72% dos servidores cruzaram os braços no primeiro dia do movimento.
Boletim nº 37 - Maio, 2010
A três dias do início do movimento paredista, o MSPL publicou o quinto e último boletim da "contagem regressiva", fazendo um resumo da mobilização durante aquela semana e dando as últimas orientações aos servidores sobre as ameaças que previsivelmente viriam a ser feitas pelo TJ para intimidar a adesão à greve.
Boletim nº 36 - Maio, 2010
No "dia do luto" da categoria, em representação ao descaso do TJ com as reivindicações dos trabalhadores, o MSPL publicou um boletim em preto, divulgando os valores mais impressionantes da folha de pagamento finalmente publicada pelo TJSE e demonstrando a exorbitante discrepância salarial existente entre os servidores efetivos, que recebiam um dos piores vencimentos do país, e os ocupantes de cargos em comissão, funções e requisitados, que chegavam a ganhar até mais de R$ 22 mil.
Boletim nº 35 - Maio, 2010
Dando continuidade à mobilização diária da categoria para a greve, neste boletim, o MSPL abordou o temor da participação no movimento grevista pelos servidores em estágio probatório, registrando que o direito de greve é assegurado constitucionalmente a todos os servidores públicos, de forma indistinta.
Boletim nº 34 - Maio, 2010
A seis dias da deflagração da greve, o MSPL publicou o segundo boletim informativo da série "contagem regressiva", que foram distribuídos instantaneamente e pessoalmente em todos os fóruns da capital do Estado e eletronicamente nos fóruns do interior.
Este boletim divulgou ainda o pedido de controle administrativo impetrado pelo MSPL no CNJ requerendo a divulgação dos gastos do TJSE, especialmente a folha de pagamento.
Boletim nº 33 - Maio, 2010
No dia 03 de maio, o MSPL publicou este boletim, dando início à "contagem regressiva" para a greve marcada, para manter consolidada a mobilização da categoria. Fez ainda o registro da falta de democracia da diretoria do Sindiserj na condução das assembléias, referindo-se à assembléia realizada em 26/04 onde propostas de encaminhamento do MSPL não foram colocadas em votação pela direção do sindicato.
Boletim nº 32 - Abril, 2010
Este informativo mobilizou os servidores do TJSE para participarem do ato público do dia 1º de maio, organizado todos os anos pela CUT, e marcou o ponta-pé inicial dos servidores do TJ nos protestos públicos rumo à greve que foi aprovada pela categoria para ser realizada no dia 10 de maio.
Boletim nº 31 - Abril, 2010
Diante da efervescência da indignação da categoria face à contra-proposta ínfima de reajuste salarial apresentada pelo TJ, o publicou este Boletim para divulgar o resultado da pesquisa realizada em todos os fóruns de Aracaju, onde concluiu que 83,9% dos servidores eram a favor de paralisarem as atividades, e para apresentar as debilidades do Sindiserj que precisavam ser superadas para garantir o êxito de uma greve.
Boletim nº 30 - Abril, 2010
Neste Boletim, o MSPL mais uma vez aborda a preocupação com a possibilidade de aumento da jornada de trabalho e, o meis grave, sem estar havendo nenhuma discussão entre o Sindiserj e o TJSE sobre o assunto.
Traz ainda o repúdio contra a punição de militante do MSPL, Plínio Pugliesi, em processo administrativo, sem nenhuma prova, onde a única testemunha arrolada pela acusação afirmou não poder confirmar que o servidor havia cometido as condutas imputadas na acusação.
Boletim nº 29 – Março, 2010
Em março de 2010, o MSPL divulgou estudo que comprovava a possibilidade concreta de melhoria salarial para os servidores do TJSE. Trouxe à baila a fotografia da divisão do bolo das despesas com pessoal, onde demonstrava que os gastos com cargos em comissão, funções e requisitados chegavam a 40,22%.
Boletim nº 28 – Fevereiro, 2010
Depois do MSPL ter comprovado que a PEC-190 não traria nenhuma melhoria salarial com o texto que o SINIDSERJ defendia, neste Boletim, o MSPL noticiou a concretização prática dos ideais, até então, defendidos.
Na assembléia realizada em 22/02/2010, foi do MSPL a autoria do ponto de pauta remuneratória que exigia do TJSE a equiparação salarial com os vencimentos dos servidores do Judiciário Federal, sob a justificativa dos juízes já haverem conseguido equipararem seus subsídios.
A partir daí, estava sendo deflagrada a campanha “Isonomia Salarial”.
Boletim nº 27 - Janeiro, 2010
Neste boletim, o MSPL, mais uma vez chamou a atenção da categoria para os perigos do aumento da jornada e para a falta de informações, tanto do TJSE, quanto do próprio SINDISERJ sobre o assunto.
O boletim expôs ainda sobre a existência de mais de 206 contradições na acusação do militante Plínio Pugliesi no inquérito administrativo movido pelo TJSE.
O boletim expôs ainda sobre a existência de mais de 206 contradições na acusação do militante Plínio Pugliesi no inquérito administrativo movido pelo TJSE.
Boletim nº 26 – Janeiro, 2010
Em homenagem à convocação dos novos servidores, aprovados no concurso público realizado em 2009, o MSPL lançou este Boletim Especial, em duas edições, recepcionando os novos colegas, trazendo informações claras sobre a conjuntura dentro do TJSE, evitando que ocorresse o que aconteceu em 2005, quando da chagada dos novos servidores naquele ano: a desinformação.
Boletim nº 25 – Dezembro, 2009
Boletim nº 25 – Dezembro, 2009
Este boletim marcou a concepção dos servidores do TJSE sobre a PEC-190/07. Até então, o SINDISERJ tratava a PEC-190 como uma válvula de escape para a ausência de conquistas dentro do TJSE; o sindicato difundia a ideia de que a PEC iria equiparar os salários dos servidores do TJSE aos do Judiciário Federal.
Com a publicação deste boletim, o MSPL desmascarou os argumentos do SINDISERJ, mostrando todas as inverdades e deixou claro que não havia nenhuma garantia de que a PEC traria a equiparação salarial, mas tão somente iria criar um estatuto trazendo mais deveres para os servidores que já eram tão mal remunerados.
O MSPL apresentou ao Deputado Iran Barbosa uma proposta de emenda à PEC, com o objetivo de inserir ao atual texto um parágrafo que versasse sobre a equiparação dos vencimentos dos servidores dos TJ´s estaduais aos do Distrito Federal, nos moldes da PEC-300 da Polícia Militar.
Este boletim tratou ainda da finalização sem provas do inquérito administrativo movido contra Plínio Pugliesi e chamou a atenção dos servidores para a ameaça do aumento da jornada de trabalho.
Boletim nº 24 - Dezembro, 2009
No final do ano de 2009, com o Sindiserj tratando a PEC-190/07 como uma “válvula de escape” para a inexistência de avanço concreto na remuneração dos servidores do TJSE e sem nenhuma garantia de que a PEC traria melhoria salarial, enquanto o Sindiserj fazia festa de confraternização, o MSPL entendeu que era necessário se realizar, em caráter de urgência, um debate com o Deputado Federal Iran Barbosa, um dos integrantes da comissão especial de análise da PEC, no Congresso Nacional, a fim de interpretar o texto da PEC e esclarecer a verdadeira intenção do seu autor.
Boletim nº 23 - Novembro, 2009
Segundo proposta apresentada pelo TJSE e apreciada pela Assembléia Geral dos servidores, em 21/09/2009, no mês de novembro seriam retomadas as negociações com os servidores, contudo, chegou o mês prometido, mas nada de concreto foi apresentado. Por outro lado, nesse mesmo período, o TJSE equiparou os subsídios dos seus juízes aos dos magistrados da Justiça Federal.
Os servidores não souberam de nada, pois nem o TJSE, nem o Sindiserj divulgou o fato.
Foi então, através deste boletim do MSPL, que os servidores tomaram conhecimento da equiparação e instalou-se um clima generalizado de bastante revolta diante do tratamento discriminatório.
Além da publicação neste boletim, o MSPL também divulgou a equiparação dos subsídios no Jornal da Cidade de 30/11/2009.
Boletim nº 22 - Outubro, 2009
Em outubro de 2009, depois do militante sindical, Plínio Pugliesi, ter sido punido em inquérito administrativo, sem ter sido intimado para as audiências e sem o direito de ouvir as testemunhas de defesa, e ainda com um segundo inquérito administrativo instaurado pelo TJ contra si em andamento, o MSPL difundiu a perseguição que estava escancaradamente deflagrada pelo TJ contra o MSPL e o movimento sindical como um todo.
Este boletim registrou ainda a participação do MSPL e dos servidores do TJ no ato organizado pela CUT contra a criminalização das greves nas decisões do TJ.
Boletim nº 21 - Agosto, 2009
Através deste Boletim, o MSPL, mais uma vez marcou a história da categoria dos servidores do TJSE, convidou a todos para participarem do 1º Seminário Sobre Luta dos Trabalhadores e Sindicalismo no TJSE, com o objetivo de contribuir com a organização e a mobilização da categoria a partir de uma ampla discussão.
Boletim nº 20 - Julho, 2009
Com a decisão da categoria, deliberada na assembléia geral de 20/07/2009, foi marcada a primeira paralisação dos servidores do TJSE para os dias 28 e 29 de julho. O MSPL integrou o comando de mobilização que ficou encarregado de conduzir a organização do ato.
Neste Boletim, o MSPL divulgou para a categoria a necessidade de aderir ao ato histórico.
Boletim nº 19 - Julho, 2009
Com este Boletim o MSPL foi à assembléia geral de 20/07/2009, levando suas propostas de encaminhamento para que o Sindiserj executasse, dentre elas: colocação de outdoors, elaboração de uma carta aberta à sociedade para ser distribuída e veiculada através do rádio, TV, internet, realizar um ato público no fórum Gumersindo Bessa, constituir um comando de mobilização etc.
Boletim nº 18 - Junho, 2009
Neste Boletim foi registrado o protesto organizado pelo MSPL, em junho de 2009, na Assembléia Legislativa contra a criação de mais cargos em comissão e funções de confiança no TJSE.
Foi ainda denunciado o “Escândalo da Gasolina” nos carros oficiais do TJSE, onde um único automóvel consumiu em um mês o combustível suficiente para ir 26 vezes de Aracaju até São Paulo. Também foi noticiada a eleição do militante do MSPL, Cristiano Cabral, como vice-presidente do novo diretório da CUT-Sergipe.
Boletim nº 17 - Abril, 2009
Com este Boletim o MSPL convidou os servidores do TJSE para participarem de mais um ato organizado pela CUT no dia 1º de Maio, levando as bandeiras de luta dos trabalhadores do Judiciário.
Boletim nº 16 - Fevereiro, 2009
Foi denunciada também a concessão de gratificação para diversos servidores lotados nos gabinetes dos desembargadores.
Boletim nº 16 - Fevereiro, 2009
Em fevereiro de 2009, diante da omissão do Sindiserj, o MSPL organizou um requerimento coletivo, que foi subscrito por mais de 400 servidores de todas as partes do estado, solicitando à Presidência do TJSE a concessão do auxílio-alimentação nas férias e licenças.
Neste Boletim, o MSPL lançou a divulgação do seu primeiro site.
Boletim nº 15 - Dezembro, 2008
Sem dúvida este Boletim registrou um dos momentos mais marcantes da história das lutas dos servidores do TJSE. Depois de quase seis meses de negociação entre o comando de negociação dos servidores e a Presidência do TJ, em 17/12/2008, o plano de carreira negociado foi levado para votação no Tribunal Pleno.
Para a surpresa dos servidores que foram acompanhar a votação, o TJSE colocou a tropa de choque da PM para impedir que os trabalhadores tivessem acesso à sessão.
Com uma postura reacionária, os desembargadores do TJ indeferiram o plano de carreira negociado.
Nesta edição, o MSPL defendeu ainda a necessidade de se realizar eleições no Sindiserj, face o esvaziamento da diretoria.
Boletim nº 14 - Dezembro, 2008
Diante da tensão causada pelo indeferimento do plano de carreiras no dia 17/12/208, dia marcado para a realização da plenária do MSPL, divulgada no boletim anterior, o movimento então decidiu redesignar o evento para outra data que foi divulgada através deste Boletim.
Boletim nº 13 - Dezembro, 2008
Através deste Boletim, o MSPL convidou os servidores para a plenária organizada pelo movimento para discutir sobre reforma do estatuto do Sindiserj, rumos do sindicalismo no TJ, plano de carreira e a atuação do MSPL naquele ano.
Boletim nº 12 - Dezembro, 2008
Em plena onda de mobilização da categoria pela aprovação do plano de careira negociado, onde militantes do MSPL se deslocavam, semanalmente, do interior para conscientizar os companheiros da capital sobre a necessidade de acompanharmos as votações do Tribunal Pleno, neste Boletim, o MSPL convocou os servidores para realizarem a vigília de 24 horas em frente ao Palácio da Justiça, proposta no Boletim anterior.
Este Boletim registrou ainda o reajuste insignificante do auxílio saúde, sem nenhuma discussão do Sindiserj com o TJ e trouxe uma tabela das remunerações pagas pelos TJ´s do país, comprovando que o TJSE era o pior pagador.
Boletim nº 11 - Novembro, 2008
Este Boletim foi elaborado de próprio punho pelos militantes do MSPL durante uma sessão do Tribunal Pleno e, através dele, o MSPL propôs a realização de um ato que marcou a história das lutas dos servidores do TJSE: uma vigília de 24 horas, em frente ao Palácio da Justiça, em protesto pela morosidade do projeto do plano de carreiras.
Boletim nº 10 - Novembro, 2008
Em novembro de 2008, com a finalização da negociação entre o comando de negociação dos servidores e a Presidência do TJ e com um projeto de plano de carreira pronto e negociado, através deste Boletim, o MSPL fez uma grande mobilização dos servidores de todas as partes do estado para comparecerem à sessão do Tribunal Pleno no dia 26/11/2008, com o objetivo de pleitearem a aprovação do plano de carreira.
Boletim nº 09 - Setembro, 2008
Por meio deste Boletim, o MSPL divulgou aos servidores as tabelas remuneratórias que estavam sendo consensuadas entre o comando de negociação dos servidores e a Presidência do TJ.
Boletim nº 08 - Agosto, 2008
Neste Boletim foi divulgada a pauta de reivindicações proposta pelo MSPL na assembléia geral da categoria, em 09/07/2008. Dentre os pontos da pauta do MSPL, estava a formação de uma mesa de negociação para a elaboração de um plano de carreira.
A partir deste encaminhamento e face o esvaziamento da diretoria do Sindiserj, foi eleita pela Assembléia Geral um comando de negociação formado por dirigentes do sindicato e servidores da base, dentre eles, alguns militantes do MSPL.
Foi registrado ainda o fim de uma época trágica para os servidores do TJSE, o encerramento do mandato do Des. Artêmio Barreto na Presidência do TJSE, uma gestão marcada pelos aumentos excessivos de cargos em comissão e perseguição aos militantes do movimento sindical, sobre todo do MSPL, a exemplo do caso de Cristiano Cabral que foi removido duas vezes do seu local de trabalho.
Boletim nº 07 - Dezembro, 2007
No final do ano de 2007, passadas as eleições do Sindiserj, onde todas as chapas concorrentes se uniram para impugnar a candidatura da chapa do MSPL e, através deste Boletim, já convocou os servidores do TJSE para uma reunião de avaliação dos rumos da luta da categoria no novo período que se iniciava.
Boletim nº 06 - Dezembro, 2007
Este Boletim foi publicado logo após a impugnação da chapa do MSPL feita pelas duas outras chapas concorrentes nas eleições do Sindiserj, momento em que o MSPL comprovou que mesmo sendo impedido de participar das eleições, reafirmou o compromisso do movimento com a organização e a luta da categoria.
Também foi registrada neste Boletim a filiação do MSPL na CUT – Central Única dos Trabalhadores como oposição à diretoria do Sindiserj e o lançamento das camisas do MSPL com o visual da campanha "Dignidade Salarial Já!".
Boletim nº 05 - Novembro, 2007
Em plena campanha eleitoral para a composição da nova diretoria do Sindiserj, o MSPL publicou seu 5º Boletim, registrando o aumento da indignação entre os servidores do TJSE e a formação da chapa do MSPL que estava disputando as eleições.
Neste Boletim ficou registrado ainda a total ausência de democracia na disputa pela direção do Sindiserj, eis que as outras chapas que concorriam contra o MSPL tentavam impedir que os servidores que ingressaram no último concurso (2005) tivessem direito de participar do pleito eleitoral.
Boletim nº 04 - Outubro, 2007
Neste Boletim, o MSPL criticou firmemente o desrespeito da direção do Sindiserj com a categoria dos trabalhadores do TJSE. Mesmo tendo ciência dos números, a diretoria do sindicato se recusava a comunicar aos servidores, por ela representados, qual seria o reajuste que o TJ iria aplicar nos vencimentos.
Neste mesmo período, o MSPL deflagrou uma campanha independente, com faixas nas ruas da capital e nos maiores fóruns do estado, reivindicando dignidade salarial.
Boletim nº 03 - Setembro, 2007
O 3º Boletim Informativo do MSPL trouxe o registro de diversas ações promovidas de forma independente pelo MSPL. Dentre elas estava o posicionamento do MSPL em busca da construção de um novo plano de carreira, entrega de um abaixo-assinado à direção do Sindiserj exigindo a convocação de Assembléia Geral para discutir a campanha salarial e uma rodada de visitas do MSPL para dialogarem com os companheiros que trabalhavam nos fóruns do agreste e do sertão.
Boletim nº 02 - Agosto, 2007
Diante da omissão da diretoria do Sindiserj quanto aos anseios da categoria, no seu 2º Boletim, o MSPL lançou a primeira campanha salarial da história dos servidores do TJSE, denominada “Dignidade Salarial Já”.
No lançamento da campanha, o MSPL realizou uma grande reunião com os servidores do TJSE, na CUT. Neste Boletim, o MSPL lançou também o abaixo-assinado para exigir da diretoria do Sindiserj a convocação de Assembléia Geral.
Boletim nº 01 - Maio, 2007
A partir deste Boletim, foi inaugurada a publicização da existência do primeiro movimento organizado da história dos servidores do TJSE, pela construção de um sindicato combativo, classista e democrático.
Boletim nº 14 - Dezembro, 2008
Diante da tensão causada pelo indeferimento do plano de carreiras no dia 17/12/208, dia marcado para a realização da plenária do MSPL, divulgada no boletim anterior, o movimento então decidiu redesignar o evento para outra data que foi divulgada através deste Boletim.
Boletim nº 13 - Dezembro, 2008
Através deste Boletim, o MSPL convidou os servidores para a plenária organizada pelo movimento para discutir sobre reforma do estatuto do Sindiserj, rumos do sindicalismo no TJ, plano de carreira e a atuação do MSPL naquele ano.
Boletim nº 12 - Dezembro, 2008
Em plena onda de mobilização da categoria pela aprovação do plano de careira negociado, onde militantes do MSPL se deslocavam, semanalmente, do interior para conscientizar os companheiros da capital sobre a necessidade de acompanharmos as votações do Tribunal Pleno, neste Boletim, o MSPL convocou os servidores para realizarem a vigília de 24 horas em frente ao Palácio da Justiça, proposta no Boletim anterior.
Este Boletim registrou ainda o reajuste insignificante do auxílio saúde, sem nenhuma discussão do Sindiserj com o TJ e trouxe uma tabela das remunerações pagas pelos TJ´s do país, comprovando que o TJSE era o pior pagador.
Boletim nº 11 - Novembro, 2008
Este Boletim foi elaborado de próprio punho pelos militantes do MSPL durante uma sessão do Tribunal Pleno e, através dele, o MSPL propôs a realização de um ato que marcou a história das lutas dos servidores do TJSE: uma vigília de 24 horas, em frente ao Palácio da Justiça, em protesto pela morosidade do projeto do plano de carreiras.
Boletim nº 10 - Novembro, 2008
Em novembro de 2008, com a finalização da negociação entre o comando de negociação dos servidores e a Presidência do TJ e com um projeto de plano de carreira pronto e negociado, através deste Boletim, o MSPL fez uma grande mobilização dos servidores de todas as partes do estado para comparecerem à sessão do Tribunal Pleno no dia 26/11/2008, com o objetivo de pleitearem a aprovação do plano de carreira.
Boletim nº 09 - Setembro, 2008
Por meio deste Boletim, o MSPL divulgou aos servidores as tabelas remuneratórias que estavam sendo consensuadas entre o comando de negociação dos servidores e a Presidência do TJ.
Boletim nº 08 - Agosto, 2008
Neste Boletim foi divulgada a pauta de reivindicações proposta pelo MSPL na assembléia geral da categoria, em 09/07/2008. Dentre os pontos da pauta do MSPL, estava a formação de uma mesa de negociação para a elaboração de um plano de carreira.
A partir deste encaminhamento e face o esvaziamento da diretoria do Sindiserj, foi eleita pela Assembléia Geral um comando de negociação formado por dirigentes do sindicato e servidores da base, dentre eles, alguns militantes do MSPL.
Foi registrado ainda o fim de uma época trágica para os servidores do TJSE, o encerramento do mandato do Des. Artêmio Barreto na Presidência do TJSE, uma gestão marcada pelos aumentos excessivos de cargos em comissão e perseguição aos militantes do movimento sindical, sobre todo do MSPL, a exemplo do caso de Cristiano Cabral que foi removido duas vezes do seu local de trabalho.
Boletim nº 07 - Dezembro, 2007
No final do ano de 2007, passadas as eleições do Sindiserj, onde todas as chapas concorrentes se uniram para impugnar a candidatura da chapa do MSPL e, através deste Boletim, já convocou os servidores do TJSE para uma reunião de avaliação dos rumos da luta da categoria no novo período que se iniciava.
Boletim nº 06 - Dezembro, 2007
Este Boletim foi publicado logo após a impugnação da chapa do MSPL feita pelas duas outras chapas concorrentes nas eleições do Sindiserj, momento em que o MSPL comprovou que mesmo sendo impedido de participar das eleições, reafirmou o compromisso do movimento com a organização e a luta da categoria.
Também foi registrada neste Boletim a filiação do MSPL na CUT – Central Única dos Trabalhadores como oposição à diretoria do Sindiserj e o lançamento das camisas do MSPL com o visual da campanha "Dignidade Salarial Já!".
Boletim nº 05 - Novembro, 2007
Em plena campanha eleitoral para a composição da nova diretoria do Sindiserj, o MSPL publicou seu 5º Boletim, registrando o aumento da indignação entre os servidores do TJSE e a formação da chapa do MSPL que estava disputando as eleições.
Neste Boletim ficou registrado ainda a total ausência de democracia na disputa pela direção do Sindiserj, eis que as outras chapas que concorriam contra o MSPL tentavam impedir que os servidores que ingressaram no último concurso (2005) tivessem direito de participar do pleito eleitoral.
Boletim nº 04 - Outubro, 2007
Neste Boletim, o MSPL criticou firmemente o desrespeito da direção do Sindiserj com a categoria dos trabalhadores do TJSE. Mesmo tendo ciência dos números, a diretoria do sindicato se recusava a comunicar aos servidores, por ela representados, qual seria o reajuste que o TJ iria aplicar nos vencimentos.
Neste mesmo período, o MSPL deflagrou uma campanha independente, com faixas nas ruas da capital e nos maiores fóruns do estado, reivindicando dignidade salarial.
Boletim nº 03 - Setembro, 2007
O 3º Boletim Informativo do MSPL trouxe o registro de diversas ações promovidas de forma independente pelo MSPL. Dentre elas estava o posicionamento do MSPL em busca da construção de um novo plano de carreira, entrega de um abaixo-assinado à direção do Sindiserj exigindo a convocação de Assembléia Geral para discutir a campanha salarial e uma rodada de visitas do MSPL para dialogarem com os companheiros que trabalhavam nos fóruns do agreste e do sertão.
Boletim nº 02 - Agosto, 2007
Diante da omissão da diretoria do Sindiserj quanto aos anseios da categoria, no seu 2º Boletim, o MSPL lançou a primeira campanha salarial da história dos servidores do TJSE, denominada “Dignidade Salarial Já”.
No lançamento da campanha, o MSPL realizou uma grande reunião com os servidores do TJSE, na CUT. Neste Boletim, o MSPL lançou também o abaixo-assinado para exigir da diretoria do Sindiserj a convocação de Assembléia Geral.
Boletim nº 01 - Maio, 2007
A partir deste Boletim, foi inaugurada a publicização da existência do primeiro movimento organizado da história dos servidores do TJSE, pela construção de um sindicato combativo, classista e democrático.