MANIFESTO
- 10 ANOS DO MSPL
Aprovado
na Conferência “10 anos do MSPL”, em 25 de setembro de 2015, na Sede Cultural
do Sindijus, em Aracaju/SE.
Companheiras e companheiros, o Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL) é uma corrente sindical no Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus/SE) que completa 10 anos em 2015 e continua a se apresentar enquanto grupo que se organiza em torno da luta por dias melhores para os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário sergipano.
Em 2005, surgiu a nossa corrente sindical, composta por trabalhadores recém-ingressados por concurso público, insatisfeitos com as condições salariais e de trabalho no Tribunal de Justiça de Sergipe, resultado da inércia da direção sindical, que, na época, não combatia as opressões dentro do Judiciário sergipano, e das práticas que contaminavam o sindicato e colocavam os interesses de poucos segmentos acima dos anseios coletivos da maioria.
O modelo de sindicalismo defendido pelo MSPL tem origem nos espaços de discussão e de formação política nas plenárias realizadas na Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre 2005 e 2007, sendo abertamente legitimado pelos trabalhadores do Judiciário sergipano desde os primeiros anos da organização.
Nos primeiros anos de sua existência, o nosso Movimento atuou na oposição às direções do Sindijus, à época Sindiserj, transformando-se em um transmissor dos anseios dos trabalhadores do Judiciário sergipano, ao se organizar na base da categoria e combater a inércia burocrática que obstruía a luta.
Apesar de todas as deficiências do sindicato, no período de 2005 a 2010, o MSPL atua nas ações cotidianas do Sindicato, define encaminhamentos que transformaram o sindicalismo no Tribunal de Justiça de Sergipe, levando a entidade sindical a romper com o “peleguismo” e a conduzir na base da categoria a organização dos primeiros enfrentamentos e paralisações das atividades contra a injusta política de valorização no Judiciário sergipano.
Finalmente, em 2011, o Sindijus/SE passa a ser dirigido pelo MSPL, que emprega no cotidiano do sindicato a concepção de um sindicalismo Independente, Classista e Democrático, defendida desde o seu surgimento.
Com a aplicação prática, a ideologia sindical “mspliana” transforma o Sindijus/SE em um sindicato Independente frente à gestão do TJSE; Classista, enquanto entidade integrante da classe trabalhadora; e Democrático, na construção de posicionamentos com a ampla discussão na base da categoria.
O MSPL é, efetivamente, uma corrente sindical que tem como marca as palavras organização, mobilização e luta, que desde 2011 fez o Sindijus/SE alcançar um nível de organização nunca visto na história dos trabalhadores do TJSE e se transformar em um dos sindicatos mais atuantes e respeitados do estado de Sergipe.
Portanto, companheiras e companheiros, após vencermos o “peleguismo” e termos transformado o Sindijus/SE em um sindicato Independente, Classista e Democrático, sinônimo de organização e atuação combativa, conclamamos os militantes do MSPL a continuarem trilhando, com passos firmes, o caminho de lutas que apontem no horizonte uma sociedade justa e igualitária para a classe trabalhadora.