01 março, 2011

Sindicato é Pra Lutar assume a Diretoria do SINDISERJ

A noite de ontem (28), foi marcada pela emoção e satisfação dos servidores do Judiciário de Sergipe durante a posse da nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Sergipe (SINDISERJ) para o triênio 2011-2013. A solenidade de posse foi realizada na Sede Cultural do SINDISERJ, inaugurada ontem, e contou com a presença dos trabalhadores do Judiciário de diversas regiões do estado.
Estiveram presentes também representantes de outras entidades sindicais, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINETSE) e da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), além de autoridades públicas, a exemplo da Deputada Estadual Ana Lúcia (PT).
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Desembargador José Alves, também participou da solenidade.
Em seu discurso de posse, o presidente do SINDISERJ, Plínio Pugliesi, agradeceu a todos os trabalhadores do Tribunal de Justiça de Sergipe pela oportunidade de guiar os rumos da entidade sindical. “Nós assumimos a direção do SINDISERJ com a consciência de que a organização coletiva é fundamental para o avanço das lutas dos trabalhadores. Agora, como sindicato, nós vamos mobilizar a categoria e discutir permanente e democraticamente a sua atuação, além de nos fazermos presentes nas mais diversas lutas da classe trabalhadora, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e igualitária”, ressaltou.
Plínio relatou ainda a recente trajetória de lutas e conquistas da entidade. “É com muita alegria que, após termos sido eleitos num processo eleitoral livre, transparente e democrático, recebemos a direção do SINDISERJ das mãos dos companheiros da diretoria que encerra o mandato hoje, pois, nos últimos anos, embora tenhamos divergido em alguns temas, sempre estivemos juntos nos momentos difíceis, e lutamos pela ruptura da subserviência que havia na nossa entidade sindical perante o nosso órgão patronal”, afirmou o presidente do SINDISERJ.

Desafios e prioridades
Para a Secretária do SINDISERJ, Analice Soares, o maior desafio da nova Diretoria será fazer do sindicato um instrumento de luta por justas condições de trabalho e de salário, para assim, ter um Judiciário mais democrático e uma sociedade mais justa e igualitária.
"Nossa pauta geral envolve todos os servidores, mas também temos questões específicas como a periculosidade dos companheiros que exercem atividades de risco. O combate ao assédio moral, a reativação das carreiras de Escrivão, Oficiais de Justiça e Agentes Judiciários são outras reivindicações. No entanto, nosso maior desafio será avançar na formação sindical da nossa categoria, consolidando ainda mais a nossa consciência de classe”, garantiu Analice Soares.
Segundo Plínio Pugliesi, a comunicação será a grande prioridade do sindicato, pois “terá que ser perfeita e cumprir o papel de encurtar o tempo que as informações levarão para percorrer os caminhos deste estado que nos levam onde tem um filiado do SINDISERJ”. Confirmando esta tese, durante a cerimônia de posse foi lançado o novo site do SINDISERJ. No site é possível ter acesso a documentos do sindicato, como estatuto e balancetes, convênios que o sindicato estabelece e leis de interesse dos servidores.
De acordo com o Secretário de Comunicação, Cultura e Lazer do SINDISERJ, Marcelo Ferreira, o site “será um instrumento de interação entre os servidores e o sindicato e vai conter informações atualizadas que correspondam às necessidades dos filiados”.
 
Presenças
De acordo com o Presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o SINDISERJ foi um dos sindicatos que mais fizeram luta nesses últimos dois anos, e a posse de uma nova diretoria permite uma oxigenação da luta. “Eu tenho certeza que esse novo grupo que assume hoje a diretoria do SINDISERJ está comprometido com os interesses dos servidores do Judiciário. Eles demonstram estar preparados e maduros para ingressar na luta, com uma concepção classista e um discurso centrado. A atitude de buscar a renovação está de parabéns”, certificou o presidente da CUT/SE.
Para o Presidente do TJ, José Alves, a posse da nova diretoria representa um marco na luta dos trabalhadores do Judiciário. “Minha presença aqui hoje representa a democracia. Assim como todos os trabalhadores do Tribunal de Justiça, eu também sou um funcionário público. Desde já, deixo claro que eu estou de portas abertas para receber o SINDISERJ, e farei o possível para que a nossa relação seja sempre pacífica. Esse é um momento de alegria, mais um exemplo da democracia e da luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou o desembargador.
O ouvidor geral do Conselho Federal da OAB e advogado do sindicato, Henri Clay Andrade, também felicitou a nova diretoria. “A posse da nova diretoria executiva do SINDISERJ tem uma importância fundamental para a categoria, pois essas pessoas sempre demonstraram o seu comprometimento com a luta pelos direitos desses trabalhadores. Em sintonia com a antiga gestão, a nova diretoria já comprovou o seu empenho em combater a subserviência que havia até então. Essa nova diretoria tem um perfil de luta comprometido com a categoria, e juntamente com a antiga gestão, revelam o crescimento do SINDISERJ e a mudança de reivindicação da categoria. Estão todos de parabéns”.

Confira abaixo a nova diretoria do sindicato, composta por 09 militantes do MSPL e 02 da gestão anterior Luta Sindical, que dirigirá o sindicato no triênio 2011 a 2013:



DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente Plínio Pugliesi Cardozo (Técnico Judiciário, MSPL)
Vice-Presidente Ednaldo Martins Silva Oliveira (Técnico Judiciário, MSPL)
Secretário Geral Fernanda Ferreira Menezes (Técnica Judiciária, MSPL)
Diretor de Administração e Finanças Vagner Nascimento (Técnico Judiciário, MSPL)
Diretor de Formação Sindical Gilvan Tavares dos Santos (Técnico Judiciário, MSPL)
Diretor de Comunicação, Cultura e Lazer Marcelo Ferreira (Técnico Judiciário)
Diretora de Assuntos Jurídicos Fabiane de C. Spier (Técnica Judiciária, MSPL)
Diretora de Aposentados e Pension. Mírian Lígia (Técnica Judiciária, Luta Sindical)
1ª Secretária Analice Soares da Silva (Analista Judiciária, MSPL)
2º Secretário George Cleberton Matos (Técnico Judiciário, MSPL)
3º Secretário Helcio Eduardo A. Albuquerque (Escrivão, Luta Sindical)

CONSELHO FISCAL
Conselheiro Nelson Santana Santos (Técnico Judiciário, MSPL)
Conselheiro Antônio Fernandes da Silva (Técnico Judiciário, MSPL)
Conselheiro Antônio Francisco de A. Júnior (Técnico Judiciário, MSPL)
Suplente Lia Raquel Brandão Maranhão (Analista Judiciária, MSPL)
Suplente Braz Athanázio dos Santos Júnior (Técnico Judiciário, MSPL)
Suplente Larissa Mendes Carmona Pereira (Técnica Judiciária, MSPL)