20 agosto, 2010

Presidente do TJ Paraná inicia o pagamento parcelado da URV

    O Des. Celso Rotoli, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná iniciou a reparação de uma grande injustiça que subsistiu por décadas entre o TJ e os trabalhadores do Judiciário Paranaense, determinando o pagamento dos valores atrasados em relação ao período da URV aos ativos, aposentados e pensionistas.
    O pagamento das diferenças provenientes da URV mal corrigida, entre a transição da moeda Cruzeiro Real e Real, será realizado de forma parcelada a partir deste mês de agosto. Foi determinado ainda que sejam corrigidos os valores entre o período de março de 2006 até abril de 2002, restando, assim, ainda pendentes, mais quatro anos.
    Este assunto vinha sendo discutido entre o Sindijus-PR e o Presidente do TJPR desde antes da gestão desse desembargador.
    Não obstante estar sendo iniciada, em parte, a reparação, o Sindijus-PR já está reivindicando o pagamento dos atrasados desde a conversão da moeda, em 1994, posto que existem julgados que asseguram a retroatividade quando o reconhecimento ocorre administrativamente e em caráter indenizatório como é o caso da URV dos servidores do judiciário.
    Esperamos que esse ato praticado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que representa o início do ressarcimento de uma injustiça com os servidores do Judiciário daquele Estado, sirva de exemplo para os gestores do Judiciário Sergipano.