23 novembro, 2010

Nossos compromissos e desafios

    A chapa SINDICATO É PRA LUTAR possui uma concepção e prática sindical atuante, democrática e independente. Entendemos que o sindicato é um instrumento dos trabalhadores e não pode ser um anexo do TJSE.
    Enquanto chapa, temos compromisso com:
a) lutar por condições salariais e de trabalho dignas e justas para todos nós servidores, através de conquistas das reivindicações dos trabalhadores(as) aprovadas em suas instâncias coletivas de deliberação;
b) lutar pela democratização do judiciário na relação com seus trabalhadores e com a sociedade;
c) lutar por uma sociedade justa, atendendo nossos anseios de vida digna em sociedade enquanto pertencentes à classe social dos trabalhadores(as).  
    As reivindicações atuais da categoria apontam para os seguintes desafios:
a) Justiça Salarial – atuaremos combinando a organização e mobilização dos servidores com estudo e análise das estruturas salariais dos servidores do judiciário no país e suas experiências de luta,   planejamento e assessoria técnica qualificada (a exemplo do que vem sendo proporcionado pelo DIEESE), para as nossas campanhas salariais na perspectiva de garantir, na definição de reajustes, tratamento justo a todos os cargos que compõem a categoria, bem como igualdade entre servidores ativos e aposentados.
    No quesito auxílio-alimentação há de se atuar para assegurar a percepção em férias e licenças e extinguir o redutor, bem como rever a atual lógica do banco de horas que acaba por atacar o direito ao pagamento de hora extra.
b) Urv e interníveis – atuaremos combinando a capacidade técnica de nossa assessoria jurídica, recém contratada, com a mobilização dos servidores para alcançarmos a efetivação destes direitos que nos foram usurpados. Quando estes direitos foram atacados, se a direção do SINDISERJ, à época, apostasse, além da via judicial,  na capacidade de mobilização dos trabalhadores, provavelmente não amargaríamos tamanho prejuízo e longa espera
c) Condições de trabalho saudáveis e democráticas – atuaremos com firmeza em relação ao excesso de processos por servidor e outros aspectos das condições de trabalho que potencializam males à saúde física (LER/DORT) e psicológica; ao autoritarismo na relação com os trabalhadores(as), o que resulta em assédio moral;e às especificidades dos trabalhadores(as) que exercem atividades externas, a exemplo dos oficiais de justiça, técnicos executores de mandado, analistas e agentes de serviços judiciários.
    Temos consciência das dificuldades para cumprir os compromissos e vencer os desafios. Sabemos que o êxito dependerá da atuação de todos nós e que necessitamos de um SINDISERJ forte para estar à altura dos desafios postos. Neste aspecto, podem contar com todo nosso empenho, experiência e dedicação para fortalecer o SINDISERJ e avançarmos juntos.