21 dezembro, 2010

Por um sindicalismo atuante, democrático e independente

Integrantes da chapa eleita Sindicato é Pra Lutar
    Após, aproximadamente, um mês de campanha e dois dias de apuração dos votos, os(as) servidores(as) do Judiciário decidiram por continuar construindo um sindicalismo atuante, democrático e independente.
    Formada pelo Movimento Sindicato é Pra Lutar e por integrantes da atual diretoria do sindicato, a chapa Sindicato é Pra Lutar venceu as eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINDISERJ – Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Sergipe.
    Ao final da apuração, na manhã do dia 17 (sexta-feira), a chapa Sindicato é Pra Lutar contabilizou 691 votos, contra 375 para a chapa concorrente, ou seja, atingiu quase o dobro da votação da chapa vencida.
    Esta foi a eleição de maior participação dos(as) servidores(as) da história do SINDISERJ, que puderam votar em urnas colocadas em todos os fóruns e prédios administrativos do Tribunal de Justiça estadual.
    Para o presidente eleito, Plínio Pugliesi, esse processo eleitoral marcou um momento histórico para a categoria, pois proporcionou um amplo debate e mostrou que “estava em jogo não apenas a escolha de uma ou outra chapa, mas entre dois modelos de sindicalismo, concepções e de práticas completamente antagônicas”.
    Plínio ressalta que durante a campanha, o grupo eleito teve a oportunidade de ampliar a percepção sobre as dificuldades enfrentadas pelos servidores do TJ em todo o Estado. Como principais desafios, Pugliesi aponta que “é preciso enfrentar questões históricas, como o caso das ações judiciais das URV’s e “interníveis”, as distorções salariais que existem no Judiciário e a falta de diálogo da Administração do TJ com a entidade sindical, em ralação a assuntos que envolvem interesses dos trabalhadores”.
    O presidente eleito ainda afirma que não causará estranheza assumir a diretoria do SINDISERJ, afinal “como coletivo, já organizamos lutas há cinco anos e conduzimos três campanhas salariais no TJ. A diferença é que, agora, teremos condições de potencializar a nossa entidade sindical com a nossa capacidade de atuação, pois estaremos legitimados para representar toda a categoria”, frisou.
    Uma das prioridades na atuação do SINDISERJ será o estreitamento das relações com outras entidades sindicais e com a Central Única dos Trabalhadores. Para Plínio, “não há condições de fazer sindicalismo em um Poder tão tradicional, como é o nosso Judiciário, sem o apoio de outras entidades sindicais. Temos consciência de que não poderemos caminhar sozinhos. Então, queremos dar continuidade e avançar nessas relações, formalizando a filiação à CUT”.
    O vice-presidente da CUT Sergipe e, também, servidor do TJ, Cristiano Cabral, felicitou a chapa Sindicato é Pra Lutar e afirmou que “esta é uma vitória do sindicalismo classista, atuante e independente de patrão e que, sem dúvida, contribuirá para avançar nas lutas e conquista de direitos dos trabalhadores do Judiciário”.
    A posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal eleitos para os próximos três anos do SINDISERJ acontecerá no final de fevereiro de 2011.