02 setembro, 2010

Cine Cut exibe "Chove sobre Santiago" nesta sexta-feira, dia 03/09

    Dando continuidade ao projeto CINECUT, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/ Sergipe) exibe em seu auditório o filme Chove sobre Santiago, nesta sexta-feira, 03 de setembro, às 18h30min, com entrada gratuita. Dirigido por Helvio Soto, a película retrata a preparação e o momento do golpe que levou ao fim o governo de Salvador Allende, no Chile.
    De acordo com o vice-presidente da CUT Sergipe e militante do MSPL, Cristiano Cabral, a escolha do filme é fruto de uma homenagem ao povo chileno que elegeu o primeiro presidente socialista do mundo. “A eleição de Salvador Allende trata-se de uma experiência importante para a esquerda mundial, pois, pela primeira vez na história um governo nacional de clara orientação socialista foi eleito”, declarou.
    Chove sobre Santiago foi rodado e dirigido por Helvio Soto, em 1975, na Bulgária , onde o diretor esteve exilado à época. O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais de 1970, e a Unidade Popular assume o governo. Mas não o poder, pois o aparelho de Estado, a organização burocrático-militar é mantida, no fundamental, intacta.
    No governo da Unidade Popular intensifica-se o processo de mobilização popular e implementa-se significativa melhoria das condições de vida dos trabalhadores, a reforma agrária e a nacionalização de empresas estrangeiras, como as das minas de cobre, ferindo os interesses econômicos dos grandes grupos empresariais do Chile e do imperialismo. Estes desencadeiam sabotagens, boicotes, gerando desabastecimento de gêneros de primeira necessidade para a população, com intento de amedrontar, principalmente, as camadas médias e desestabilizar o governo de Allende.