No mês de setembro, dentre algumas datas comemorativas, o Chile comemora uma data em especial, é neste mês que se comemora a histórica vitória de Salvador Allende e da Unidade Popular nas eleições presidenciais, ocorridas em 4 de setembro de 1970.
Com a ascendência da Unidade Popular ao governo, o povo chileno mudou os rumos da sua história e deu início a construção de um caminho para o socialismo e, consequentemente, a um intenso processo de transformações políticas, sociais, econômicas e culturais.
Desde que foi estabelecida a primeira Junta Nacional de Governo, em 1810, quando se abriu o caminho para o processo de independência do Chile, concluído em 1818, tinha sido implementado naquele país um duro estado oligárquico, dominado pela elite burguesa, que se manteve sustentado até 1938, quando da vitória da Frente Popular, da qual Salvador Allende foi um relevado dirigente.
O mandato conferido pelo povo à Frente Popular, que implantava uma “via chilena para o socialismo”, e o sonho de uma sociedade igualitária foram bruscamente abatidos pelo golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, com o bombardeio do palácio de La Moneda e com o assassinato do presidente Salvador Allende. O golpe foi executado pelas forças armadas, em co-autoria com a burguesia conservadora da direita e com o com apoio dos Estados Unidos.
Neste ano comemora-se o 40º aniversário da vitória da Frente Popular e de Salvador Allende nas eleições presidenciais chilenas.